Sol aprova 51 novos candidatos no cursinho preparatório 2021

Postado em:
16/8/21

Desenvolvido em parceria com o Instituto Singularidades e o Projeto Ipê (Colégio Santa Cruz), o cursinho preparatório iniciado em maio, de forma remota, é um projeto de alto impacto social, principalmente em tempos de pandemia, uma vez que as escolas públicas demoraram em transformar o ensino presencial em virtual.  

Para alguns estudantes, o cursinho representou a única forma de acesso a um ensino de qualidade. Os jovens de baixa renda selecionados, terão aulas durante o ano, a fim de se prepararem para os exames de ingresso do ensino médio de colégios particulares de excelência e ETECs.

Vinicius Liberato, tem 15 anos, é estudante da Escola Estadual Rodrigues Alves e um dos aprovados, nos contou a sua experiência: “Me surpreendi com as etapas do processo, que foram muito legais. Agora com o cursinho, não tenho palavras para descrever como está sendo algo bom e satisfatório fazê-lo. Está sendo bem produtivo, então no geral, está uma maravilha esse processo".

Dentre os aprovados temos o seguinte perfil, 44 candidatos estudam em escolas estaduais, 6 em municipais. Segundo a pesquisa feita pelo próprio Instituto, 78% dos jovens se reconhecem como sendo do sexo feminino, enquanto 22% são do sexo masculino. Quando perguntados sobre etnia, 40% afirmaram ser brancos, 37% pardos, 12% se consideram negros e 2% amarelos.  

Para Kátia Ferreira, mãe da aluna Vitória Carollini, da Escola Estadual Irmã Iria Kunz, e aprovada para o cursinho, se emocionou ao ver o resultado positivo da filha: “Em um momento em que as famílias estavam precisando de uma luz para nos dar esperança, apareceu o Instituto Sol, para iluminar, aquecer e encher de esperança nossos corações e dar uma direção. Poder ver os olhinhos da minha filha brilharem de esperança, vê-la sonhar em tempos difíceis, nos mostrou que existem pessoas para ajudar os jovens tão sonhadores do nosso país". 

Artigos relacionados

Jovens Sol retomam as aulas presenciais

Após decreto, escolas devem retomar aulas presenciais e alunos ficam mais motivados a estudar.

Ler artigo completo →

Sol dá início a segunda etapa do cursinho preparatório 2021

O cursinho preparatório 2021 começou em agosto e está sendo realizado pelo Projeto Ipê do Colégio Santa Cruz

Ler artigo completo →

Instituto Sol realiza primeiro encontro com os jovens no ano

Desde o início da pandemia, esse foi o primeiro encontro presencial com todos os Jovens Sol

Ler artigo completo →

Faça parte do SOL