Sol aprova 51 novos candidatos no cursinho preparatório 2021

Postado em:
16/8/21

Desenvolvido em parceria com o Instituto Singularidades e o Projeto Ipê (Colégio Santa Cruz), o cursinho preparatório iniciado em maio, de forma remota, é um projeto de alto impacto social, principalmente em tempos de pandemia, uma vez que as escolas públicas demoraram em transformar o ensino presencial em virtual.  

Para alguns estudantes, o cursinho representou a única forma de acesso a um ensino de qualidade. Os jovens de baixa renda selecionados, terão aulas durante o ano, a fim de se prepararem para os exames de ingresso do ensino médio de colégios particulares de excelência e ETECs.

Vinicius Liberato, tem 15 anos, é estudante da Escola Estadual Rodrigues Alves e um dos aprovados, nos contou a sua experiência: “Me surpreendi com as etapas do processo, que foram muito legais. Agora com o cursinho, não tenho palavras para descrever como está sendo algo bom e satisfatório fazê-lo. Está sendo bem produtivo, então no geral, está uma maravilha esse processo".

Dentre os aprovados temos o seguinte perfil, 44 candidatos estudam em escolas estaduais, 6 em municipais. Segundo a pesquisa feita pelo próprio Instituto, 78% dos jovens se reconhecem como sendo do sexo feminino, enquanto 22% são do sexo masculino. Quando perguntados sobre etnia, 40% afirmaram ser brancos, 37% pardos, 12% se consideram negros e 2% amarelos.  

Para Kátia Ferreira, mãe da aluna Vitória Carollini, da Escola Estadual Irmã Iria Kunz, e aprovada para o cursinho, se emocionou ao ver o resultado positivo da filha: “Em um momento em que as famílias estavam precisando de uma luz para nos dar esperança, apareceu o Instituto Sol, para iluminar, aquecer e encher de esperança nossos corações e dar uma direção. Poder ver os olhinhos da minha filha brilharem de esperança, vê-la sonhar em tempos difíceis, nos mostrou que existem pessoas para ajudar os jovens tão sonhadores do nosso país". 

Artigos relacionados

Etapa final da trilha de orientação profissional conta com apresentações emocionantes e convidados de peso

Nos dias 13 e 20 de outubro, equipe, conselheiros e convidados ilustres se reuniram na sede do Instituto Sol para um evento inédito: A apresentação da etapa final da trilha de orientação profissional. Eles sairiam sensibilizados pela trajetória de resiliência e determinação dos jovens apoiados pelo instituto.

Ler artigo completo →

Primeira Jovem Sol formada no Ensino Superior tem grandes sonhos realizados aos 23 anos

Conheça a história de Fabiana Belo, a primeira de sua família a concluir o ensino fundamental e a primeira Jovem Sol aprovada no Ensino Superior.

Ler artigo completo →

Educadores explicam as razões que determinam o destaque de certas escolas públicas no Processo Seletivo do Sol

Ao longo dos anos, algumas escolas se destacam em relação às demais no Processo Seletivo do Instituto Sol, seja pela quantidade de alunos inscritos ou por seus desempenhos. Sabendo disso, conversamos com educadores para investigar as razões que determinam esse sucesso.

Ler artigo completo →

Faça parte do SOL