Sobre nós

Nossa história

O Instituto Sol foi fundado em 2017 por um grupo de executivos, convictos do poder transformador da educação. Muitos jovens brasileiros têm o seu potencial acadêmico desperdiçado por conta da baixa qualidade do ensino médio público. O Sol promove a inclusão dos jovens em colégios de excelência, como forma de ampliar as chances de ingressarem em um ensino superior de qualidade e se tornarem vetor de transformação de todos à sua volta.
Missão
Transformar vidas por meio da educação de qualidade, propiciada a jovens de baixa renda, com alto potencial de aprendizagem, que queiram desenvolver-se e construir um futuro melhor para si e suas famílias.
Visão
Tornar-se referência entre estudantes, parceiros e doadores como uma instituição geradora de impacto social por meio do acesso à educação de qualidade.
Valores
Proximidade com o jovem
Acompanhamento próximo aos jovens e suas famílias, ajudando-os na adaptação às grandes mudanças nessa fase de transformação de suas vidas
Perpetuidade
Um Instituto estruturado para cumprir sua missão de forma sustentável.
Foco em resultados sociais
Foco na conquista de resultados sociais por meio da valorização da meritocracia.
Transparência e eficiência
Gestão eficiente e transparente dos recursos, orientada por uma administração competente, comprometida e com metas claras.
Estatuto SocialBalancete 2021Balancete 2022
Mayara Canute, 20 anos

Relatórios Anuais

Quem faz o Sol acontecer

Heloisa Martins

Membro da Assembleia de Associados e Conselho deliberativo
Atuou por 30 anos como procuradora do Estado de SP em áreas de assistência jurídica criminal, contencioso e consultoria.

José Eduardo Martins

Membro da Assembleia de Associados e Conselho deliberativo
Com mais de 37 anos de experiência no Mercado Financeiro. Foi sócio fundador da GPS Planejamento Financeiro e da Vitra Capital.

Cecília Tuneu

Membro do Conselho deliberativo
Trabalha no Multi Family Office da XP Inc. Atuou nos Bancos BTG e Santander, no Brasil e na Suíça, e atua em Family Office desde 2015.

Flavio Aidar

Membro do Conselho deliberativo
Atuou por mais de 20 anos no mercado financeiro e posteriormente na liderança de empresas nos setores industriais e de infraestrutura.

Gustavo Murgel

Membro da Assembleia de Associados e Conselho deliberativo
Membro do Conselho Consultivo da Turma do Jiló, Member Board of Directors da MMV Medicines for Malaria Venture. Atuou por mais de 36 anos no mercado financeiro em organizações como ING, Santander, FRAM Capital, Itaú, ANBIMA e Vitra Capital.

Guilherme Azevedo

Membro da Assembleia de Associados e Conselho deliberativo
Fundador da Alice empresa de saúde. Co fundador do Dr.consulta e GeneSeas. Foi sócio da AGV Logística e empreendedor Endeavor.

Marina Brito Gonçalves

Membro do Conselho deliberativo
Diretora da Vinícola Guaspari. Administradora de empresas com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de projetos. Conselheira da “Fundação Maria Cecília Vidigal”

Pedro Jereissati

Membro do Conselho deliberativo
Presidente do Grupo Jereissati. Membro do Conselho de Administração da Iguatemi, Grande Moinho Cearense, Jereissati Participações e Infracommerce S.A.

Ricardo Almendra

Membro da Assembleia de Associados e Conselho deliberativo
CEO e fundador da RBR Asset, foi sócio da Benx Incorporadora e sócio diretor administrativo do Credit Suisse Hedging Griffo.

Rosana Sperandéo Saigh

Membro do Conselho deliberativo
Co-fundadora do e-commerce OQVestir. Jornalista com mais de 15 anos de experiência em veículos como editora Abril e Globo.

Bruna Waitman

Diretora Executiva
Administradora pública pela FGV, empreendeu uma consultoria com foco em inovação. Liderou a expansão das escolas de tempo integral na Secretaria Estadual de Educação-SP, ampliando de 300 para quase 2.500. Coordenou a criação e implementação do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, solução que ofertou aulas online na pandemia para mais de 3 milhões de estudantes e que foi reconhecida pelo BID como uma das políticas mais relevantes na América Latina no combate ao Covid-19. Coordenou a Escola de Formação para profissionais da educação de SP. Atuou com desenvolvimento de lideranças na Fundação Lemann.

Júlia Borges Lima

Gerente de Impacto
Formada em RI pela PUC-Rio, atuou como professora de geografia de ensino médio, enquanto participante do programa de Formação de Lideranças do Ensina Brasil. Coordenou o Centro de Mídias da Educação do Estado de São Paulo e participou do programa trainee da Vetor Brasil. Atuou como especialista em tecnologias educacionais no Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Atualmente faz mestrado em Gestão e Políticas Públicas pela FGV.

Gabriel Janeiro

Comunicação e Marketing
Estudante de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Alexandre Costa

Estagiário de Marketing
Estudante de Marketing e Data Science da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP)

Jennifer Oliveira

Assistente pedagógica
Licenciada em Arte-Teatro pela UNESP. Recentemente iniciou a Especialização em Cultura e Educação pela FLACSO (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais). Tem experiência profissional nas áreas da educação, cultura e em projetos sociais, principalmente direcionados à crianças e adolescentes.

Ariela Kalili

Psicóloga Institucional
Psicóloga formada pela PUCSP. Educadora. Aprimorada em Desenvolvimento Humano para infância e adolescência pelo HCFMUSP. Pós Graduanda em Educação Sistêmica. Há mais de 10 anos atuando na área de educação formal e não formal coordenando projetos. Facilita e desenha formações e conteúdos aplicando a Comunicação Não Violenta e o MBSR (Programa de Redução de Estresse baseado em Mindfulness).