Sol dá início a segunda etapa do cursinho preparatório 2021

Postado em:
25/8/21

A segunda etapa do cursinho preparatório 2021 começo no último dia 9, e está sendo realizado em parceria com o Projeto Ipê do Colégio Santa Cruz. Desde maio, 51 estudantes de escolas públicas estão se preparando para os exames de ingresso em colégios de alto nível.

As aulas de reforço de português e matemática, acontecem em três dias da semana, são ministradas por ex-alunos voluntários. Os alunos participam e se prepararem para os exames de ingresso no ensino médio dos colégios parceiros, Santa Cruz e Bandeirantes, ao Instituto Sol. As provas acontecem nos dias 22 e 23 de outubro.

Giovana, de 14 anos, é estudante do 9° ano do ensino fundamental na Escola Estadual Princesa Isabel e participante do cursinho preparatório: “A primeira etapa foi extremamente importante, eu melhorei na escola, e essa revisão de conteúdos me ajudou muito. Tive o apoio dos professores, eles sempre estavam dispostos a nos ajudar, aprendi de uma forma divertida. O Sol também me apoiou, nunca me senti desamparada. Sempre se preocuparam com a nossa e volução dentro do cursinho”.

Além disso, o Instituto está desenvolvendo um projeto piloto de aulas de inglês em parceria com a English For All. O objetivo épromover um maior contato de alunos que possuem nível de inglês muito básico com a língua, para ajudá-los no momento da prova do Bandeirantes. A intenção éapresentar ferramentas de apoio à interpretação de texto. As aulas acontecem umavez por semana e são mediadas por professores (volunteachers).

Para Isabella, de 14 anos, beneficiaria do cursinho e estudante do 9° do ensino médio da Escola Estadual Keizo Ishihara, o apoio do Sol a ajudou superar as dificuldades. “Minhas notas da escola e meu desempenho melhoraram muito, pois além de estudar conteúdos novos, consegui me adaptar a uma rotina de estudo”, acrescenta Isabella. “Chegar até aqui já é uma grande conquista, mas acredito que no final do cursinho eu vou ter mais maturidade emotivação para continuar estudando e realizar meus sonhos!”, finaliza.

Os 51 candidatos concorrem a um total de 10 vagas, sendo 5 em cada escola parceira. Os aprovados, na primeira chamada, serão convidados para participar do Programa de Apoio do Instituto Sol, sendo contemplados com bolsa integral para o ensino médio completo, além de todo o acompanhamento durante a trilha educacional e no primeiro ano no mercado de trabalho.

 

.

Artigos relacionados

Dia de Doar 2023

O Dia de Doar é uma contrapartida solidária à Black Friday e busca fortalecer a cultura da doação no nosso país. Neste Dia de Doar, doe para garantir educação para quem precisa.

Ler artigo completo →

Conheça os dois novos conselheiros do Instituto Sol

Batemos um papo com os novos membros no Conselho do Sol! Confira!

Ler artigo completo →

Como superar o problema da evasão de estudantes nas universidades

A evasão de estudantes no ensino superior é uma preocupação crescente no Brasil, e atinge principalmente os jovens de baixa renda. No Brasil, 55,5% dos alunos desistem do curso antes da conclusão.

Ler artigo completo →