Programa de mentoria investe no talento de estudantes da rede pública

Postado em:
5/9/22
Mediante um cenário de amplo desemprego, programas de mentoria que investem na qualificação de jovens talentos da periferia de São Paulo são cada vez mais importantes e transformadores.

É o caso da parceria realizada entre a PageGroup e o Instituto Sol. Especializada no recrutamento e seleção de profissionais, presente em mais de seis países da América Latina e com mais de 7.500 funcionários no mundo todo, a empresa é uma grande parceira do Sol e  
está contribuindo para tornar os jovens apoiados pelo Instituto, em uma nova geração de profissionais de sucesso.  

Segundo Camila Du Plessis, diretora executiva do Instituto Sol, a parceria é um grande valor para os jovens apoiados:

“Poder oferecer para os nossos jovens a mentoria de executivos da PageGroup, é muito mais do que aprendizado, significa abrir portas, promover o desenvolvimento profissional e conexões que sozinhos não teriam a oportunidade de ter.”

O Programa foi desenvolvido com um passo a passo em cinco sessões, que trabalharão temas como o autoconhecimento, o processo de tomada de decisão, a escolha da profissão, a entrada no mercado de trabalho, etc.  
Para além das questões supracitadas, o Programa de Mentoria é fundamental para que os jovens estabeleçam conexões com profissionais renomados dentro de suas respectivas áreas de atuação. Esse aspecto é de grande importância, uma vez que a vulnerabilidade social se sustenta não só na questão financeira, mas também na falta de conexões, o famoso capital social.
O processo é conduzido por meio de questionamentos por parte do mentor, que também oferece sugestões, propõe provocações e compartilha experiências que possam contribuir com o andamento da mentoria. Cada mentor terá um mentee (Jovem Sol),que apresentam diferentes objetivos e fases, que pode ser de desenvolvimento de carreira, transição, ou contato com as diferentes frentes de trabalho de sua área de atuação.

“Eu acredito que a PageGroup vai me ajudar muito a entender o melhor caminho para seguir em relação ao meu curso e aos meus gostos na área, sendo fundamental para entender o leque de oportunidades que podem surgir em minha vida, e me ajudando a me sentir mais preparada para entrevistas e o mercado de trabalho em si.” - Bruna Tavagas, Jovem Sol estudante do 1° ano de Engenharia Química na UNESP.

.

Artigos relacionados

Dia de Doar 2023

O Dia de Doar é uma contrapartida solidária à Black Friday e busca fortalecer a cultura da doação no nosso país. Neste Dia de Doar, doe para garantir educação para quem precisa.

Ler artigo completo →

Conheça os dois novos conselheiros do Instituto Sol

Batemos um papo com os novos membros no Conselho do Sol! Confira!

Ler artigo completo →

Como superar o problema da evasão de estudantes nas universidades

A evasão de estudantes no ensino superior é uma preocupação crescente no Brasil, e atinge principalmente os jovens de baixa renda. No Brasil, 55,5% dos alunos desistem do curso antes da conclusão.

Ler artigo completo →