O poder da educação de qualidade para promover transformações sociais

Postado em:
19/4/24

O Dia Internacional da Educação, que acontece neste dia 28 de abril, é uma data comemorativa que tem como objetivo reforçar a importância que a educação tem na vida de todos, sendo um lembrete da necessidade de garantir que todas as pessoas, em todos os lugares, tenham acesso a uma educação de qualidade ao longo da vida.

Vivemos em um país que recorrentemente esconde, inviabiliza e desperdiça muito de seus talentos. Hoje, no Brasil, milhões de jovens cheios de vontade e potencial de mudar seus entornos esbarram na falta de oportunidade, que começa desde o acesso a uma educação de qualidade.

Esses jovens, que tantas vezes sonham com a transformação de sua realidade e a realidade de sua comunidade, muitas vezes dependem apenas de oportunidades para se tornarem grandes protagonistas no futuro. Ao oferecer o suporte necessário para que se desenvolvam na esfera pessoal, estudantil e profissional, o Instituto Sol capacita-os para que essa transformação aconteça.

Nesse sentido, o acesso à educação tem um papel fundamental para que esses jovens se emancipem, tornando-se indivíduos mais independentes, críticos e inovadores, detentores das competências necessárias para lidar com os desafios e exigências da sociedade contemporânea.

Desde que o Instituto Sol foi criado, em 2017, comprometido com a formação de futuros protagonistas, mais de 330 estudantes de baixa renda já foram impactados. Nosso objetivo é que, até 2030, milhares jovens tenham suas trajetórias transformadas, anualmente.

É o caso da Jovem Sol Maria Vitória de Oliveira Lima, que nasceu e cresceu no bairro do Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Filha de uma professora da educação infantil, ela sempre foi uma criança estudiosa, e entendeu desde cedo a importância da educação na sua vida.

Com o apoio do Instituto, ela conseguiu uma vaga e uma bolsa de estudos no disputado curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas Albert Einstein, onde atualmente cursa o seu terceiro ano.

"Penso em trabalhar com Medicina da Família ou obstetrícia, quero fazer pós-graduação e poder trabalhar com as pessoas que vivem nas periferias."

A resolução dos problemas da nossa sociedade nasce de indivíduos preparados, engajados e comprometidos a resolver os desafios que encontram em casa, no bairro e na comunidade ao seu redor.

 

Quando damos as ferramentas necessárias para que esses indivíduos se tornem lideranças coletivas, permitimos que a sociedade seja pensada a partir de perspectivas plurais e diversas, que nascem de realidades distintas, e propõe o surgimento de soluções mais efetivas e conectadas à complexidade da realidade social.

Tudo isso, entretanto, se inicia no acesso a uma educação de qualidade. Neste 28 de abril, convidamos você a fazer parte dessa transformação, apoiando projetos e causas ligados à educação.

.

Artigos relacionados

Dia Mundial da Saúde: por que falar sobre a saúde mental dos estudantes?

Cuidar da mente é o primeiro passo pra ir em busca de qualquer sonho. E num tempo em que a ansiedade entre os jovens só cresce, precisamos falar de saúde mental com a seriedade que ela merece.

Ler artigo completo →

1.950 estudantes inscritos: Um recorde histórico para o Programa Aurora em busca de transformar cada vez mais vidas

1.950 estudantes da rede pública se inscreveram para participar do Programa Aurora. O número, quase 4x maior que o de 2024, indica que estamos no caminho certo!

Ler artigo completo →

Adolescência não tem roteiro simples – e tudo bem

No artigo “Adolescência não tem roteiro simples — e tudo bem”, publicado na revista Pais&Filhos, nossa diretora executiva, Bruna Waitman, compartilha reflexões potentes sobre os desafios dessa fase da vida — e sobre o papel que cada um de nós pode (e deve) exercer na construção de uma rede de apoio real.

Ler artigo completo →