Jovens Sol retomam as aulas presenciais

Postado em:
3/9/21

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou que a partir do dia 2 de agosto as escolas e universidades do estado poderão retornar às aulas presenciais, desde que sigam todos os protocolos sanitários. A notícia empolgou os nossos jovens, que se animaram com a volta do contato com os professores, funcionários, colegas e até mesmo com o uso das instalações das instituições, as quais são muito importantes para o desenvolvimento dos jovens.  

Sueli Garcia, psicopedagoga do Instituto Sol, que atua há mais de 40 anos como orientadora educacional, comenta os relatos que tem recebido dos Jovens Sol: “Nossa! Tinha esquecido como é bom encontrar os colegas da escola’, ‘Voltei para casa tão feliz e cheio de energia’, ‘Como é bom estar na escola, nem estou cansada’. Todos os relatos são positivos e cheios de boas energias. A volta às aulas, mesmo que no sistema híbrido, contribui para a qualidade do aprendizado e principalmente para o desenvolvimento socioemocional dos jovens.”  

Essa empolgação toda é nítida na fala de Ludmila Gumuliauskis, aluna do 3°ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cruz: “Com certeza, o melhor sentimento dos últimos tempos. Apesar do remoto ter ensinado muitas coisas para mim, como manter o foco e a organização, ao mesmo tempo foi péssimo em outros quesitos. Perdemos a convivência com os outros e as experiências do presencial que fazem muita falta. Aliás, as aulas  presenciais são muito mais ricas, é muito gostoso.” 

A Jovem Sol Vitória Alves, do 1° ano do ensino médio do Colégio Bandeirantes, também comenta sobre essa retomada: “Tem sido uma experiência incrível. O Bandeirantes é ótimo e viver essa experiência dentro de um colégio como esse me deixa muito feliz! O contato com os colegas de sala e com os professores torna as coisas mais fáceis, sem dúvidas. Viver a experiência de estudar nas salas do Band é maravilhoso, nada comparado ao ensino remoto.”

Contudo, é preciso manter os cuidados contra a Covid-19. Por mais que os jovens entre 15 e 17 anos já estejam sendo vacinados, ainda é preciso o reforço da segunda dose para a melhor imunização. Além disso, o uso de máscaras e álcool em gel deve persistir. Por isso, os colégios Bandeirantes e Santa Cruz estão seguindo à risca o protocolo de segurança, mantendo o distanciamento social e se preocupando com a saúde dos estudantes.  

É o que observa Ludmilla: “Só pode tirar a máscara para beber água, tem álcool em gel em todo lugar, nos orientam a usar máscaras boas como a KN95/PFF2, manter o distanciamento, e os monitores ficam rodeando para ver se as pessoas não estão muito próximas. Eles dividiram os intervalos também para não ter tanta gente, e caso apareça algum aluno doente, a sala volta para a quarentena[…]. Os alunos também estão seguindo tudo certinho, para não pararmos de ir ao presencial, então me sinto muito segura.” 

Para o Instituto Sol, ver os alunos empolgados com as aulas e as instituições é contagiante! O desempenho dos alunos aumenta quando estão dispostos a ir às escolas. Aguardam ansiosos e esperançosos pela segunda dose, para que todos possam estar mais seguros e aproveitar 100% dos colégios.


Artigos relacionados

Etapa final da trilha de orientação profissional conta com apresentações emocionantes e convidados de peso

Nos dias 13 e 20 de outubro, equipe, conselheiros e convidados ilustres se reuniram na sede do Instituto Sol para um evento inédito: A apresentação da etapa final da trilha de orientação profissional. Eles sairiam sensibilizados pela trajetória de resiliência e determinação dos jovens apoiados pelo instituto.

Ler artigo completo →

Primeira Jovem Sol formada no Ensino Superior tem grandes sonhos realizados aos 23 anos

Conheça a história de Fabiana Belo, a primeira de sua família a concluir o ensino fundamental e a primeira Jovem Sol aprovada no Ensino Superior.

Ler artigo completo →

Educadores explicam as razões que determinam o destaque de certas escolas públicas no Processo Seletivo do Sol

Ao longo dos anos, algumas escolas se destacam em relação às demais no Processo Seletivo do Instituto Sol, seja pela quantidade de alunos inscritos ou por seus desempenhos. Sabendo disso, conversamos com educadores para investigar as razões que determinam esse sucesso.

Ler artigo completo →

Faça parte do SOL