Jovens Sol retomam as aulas presenciais

Postado em:
3/9/21

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou que a partir do dia 2 de agosto as escolas e universidades do estado poderão retornar às aulas presenciais, desde que sigam todos os protocolos sanitários. A notícia empolgou os nossos jovens, que se animaram com a volta do contato com os professores, funcionários, colegas e até mesmo com o uso das instalações das instituições, as quais são muito importantes para o desenvolvimento dos jovens.  

Sueli Garcia, psicopedagoga do Instituto Sol, que atua há mais de 40 anos como orientadora educacional, comenta os relatos que tem recebido dos Jovens Sol: “Nossa! Tinha esquecido como é bom encontrar os colegas da escola’, ‘Voltei para casa tão feliz e cheio de energia’, ‘Como é bom estar na escola, nem estou cansada’. Todos os relatos são positivos e cheios de boas energias. A volta às aulas, mesmo que no sistema híbrido, contribui para a qualidade do aprendizado e principalmente para o desenvolvimento socioemocional dos jovens.”  

Essa empolgação toda é nítida na fala de Ludmila Gumuliauskis, aluna do 3°ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cruz: “Com certeza, o melhor sentimento dos últimos tempos. Apesar do remoto ter ensinado muitas coisas para mim, como manter o foco e a organização, ao mesmo tempo foi péssimo em outros quesitos. Perdemos a convivência com os outros e as experiências do presencial que fazem muita falta. Aliás, as aulas  presenciais são muito mais ricas, é muito gostoso.” 

A Jovem Sol Vitória Alves, do 1° ano do ensino médio do Colégio Bandeirantes, também comenta sobre essa retomada: “Tem sido uma experiência incrível. O Bandeirantes é ótimo e viver essa experiência dentro de um colégio como esse me deixa muito feliz! O contato com os colegas de sala e com os professores torna as coisas mais fáceis, sem dúvidas. Viver a experiência de estudar nas salas do Band é maravilhoso, nada comparado ao ensino remoto.”

Contudo, é preciso manter os cuidados contra a Covid-19. Por mais que os jovens entre 15 e 17 anos já estejam sendo vacinados, ainda é preciso o reforço da segunda dose para a melhor imunização. Além disso, o uso de máscaras e álcool em gel deve persistir. Por isso, os colégios Bandeirantes e Santa Cruz estão seguindo à risca o protocolo de segurança, mantendo o distanciamento social e se preocupando com a saúde dos estudantes.  

É o que observa Ludmilla: “Só pode tirar a máscara para beber água, tem álcool em gel em todo lugar, nos orientam a usar máscaras boas como a KN95/PFF2, manter o distanciamento, e os monitores ficam rodeando para ver se as pessoas não estão muito próximas. Eles dividiram os intervalos também para não ter tanta gente, e caso apareça algum aluno doente, a sala volta para a quarentena[…]. Os alunos também estão seguindo tudo certinho, para não pararmos de ir ao presencial, então me sinto muito segura.” 

Para o Instituto Sol, ver os alunos empolgados com as aulas e as instituições é contagiante! O desempenho dos alunos aumenta quando estão dispostos a ir às escolas. Aguardam ansiosos e esperançosos pela segunda dose, para que todos possam estar mais seguros e aproveitar 100% dos colégios.


.

Artigos relacionados

Dia de Doar 2023

O Dia de Doar é uma contrapartida solidária à Black Friday e busca fortalecer a cultura da doação no nosso país. Neste Dia de Doar, doe para garantir educação para quem precisa.

Ler artigo completo →

Conheça os dois novos conselheiros do Instituto Sol

Batemos um papo com os novos membros no Conselho do Sol! Confira!

Ler artigo completo →

Como superar o problema da evasão de estudantes nas universidades

A evasão de estudantes no ensino superior é uma preocupação crescente no Brasil, e atinge principalmente os jovens de baixa renda. No Brasil, 55,5% dos alunos desistem do curso antes da conclusão.

Ler artigo completo →