Jovens Sol participam de Projeto de Imersão Social realizado pelo Insper

Postado em:
5/9/22

No mês de julho, os Jovens Sol alunos do Colégio Santa Cruz participaram de uma semana de imersão social promovida pelo Insper, escola de negócios. Durante cinco dias, os estudantes, juntamente com alunos de outros colégios, buscaram desenvolver caminhos possíveis para a transformação da realidade na comunidade Jardim Colombo, a partir da perspectiva socioambiental.
O Jardim Colombo é localizado no complexo de Paraisópolis, zona oeste de São Paulo. Apesar da vibração e dinamismo característicos, diversas carências fundamentais atravessam o dia a dia da comunidade. A paisagem manifesta, através dos resíduos sólidos deixados nas ruas, a precariedade do sistema de saneamento básico local. O córrego, que cruza todo o espaço, está poluído e em diversos momentos passa por baixo de moradias, causando problemas de enchentes e de saúde aos moradores.

Diante dos problemas latentes que atingem a comunidade, o projeto propôs que os alunos realizassem uma pesquisa participativa para definição do problema, com foco na ideação de soluções, teste de modelos e prototipagem. Como consequência, nossos jovens desenvolveram diferentes habilidades, como a escuta ativa e o design participativo.

Para a Jovem Sol, Laura Antunes, "participar dessa semana foi ao mesmo tempo desafiador e reconfortante. Ver as reações das pessoas que vivem na comunidade após as apresentações só mostrou ainda mais o quanto valeu a pena 'quebrar tanto a cabeça' buscando ideias e soluções."

Artigos relacionados

Jovens Sol participam de Projeto de Imersão Social realizado pelo Insper

Durante cinco dias, os estudantes, juntamente com alunos de outros colégios, buscaram desenvolver caminhos possíveis para a transformação da realidade na comunidade Jardim Colombo, a partir da perspectiva socioambiental. 

Ler artigo completo →

Cursinho Preparatório está de volta para etapa final

No dia 8 de agosto, os alunos do cursinho preparatório do Instituto Sol voltaram de férias para a segunda fase da preparação. Os professores dessa segunda fase serão ex-alunos do Colégio Santa Cruz, entre eles, a Jovem Sol Ana Clara.

Ler artigo completo →

Programa de mentoria investe no talento de estudantes da rede pública

Mediante um cenário de amplo desemprego, programas de mentoria que investem na qualificação de jovens talentos da periferia de São Paulo são cada vez mais importantes e transformadores. 

Ler artigo completo →

Faça parte do SOL