O período de inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Sol teve início no dia 02 de fevereiro e depois de dois meses tivemos mais de 380 candidatos inscritos, todos do nono ano da rede pública.
O número de inscritos deste ano foi muito superior aos anos anteriores, reflexo do retorno das aulas presenciais e da ativação das visitas a mais de 35 escolas públicas para apresentação do Instituto, detalhes do processo de seleção e programa de apoio. Apresentar o Sol para os candidatos target, nas escolas de origem, é o meio mais eficaz de atrair candidatos, uma vez que 79% dos inscritos veio motivado por essas visitas.
Júlia Tristão é uma das candidatas e comentou sobre como está sendo a experiência: “Eu me sinto bem tranquila e bem comigo mesma. O Sol me fez enxergar que, mesmo não sendo aprovada, eu estou no lucro por apenas me desafiar a isso. Já estive muito mais aflita com o resultado, como na primeira etapa, mas com o passar do tempo e com a ajuda do Sol, os receios e perturbações foram deixando de existir. Estou disposta a ir até o fim do processo sempre mantendo a cabeça erguida e pensando positivo independente do resultado”.
O processo de seleção é bastante extenso, contendo provas online e presencial para avaliação da proficiência dos candidatos em Português, Matemática e Redação, envio de carta individual descrevendo os objetivos pessoais para daqui a 5 anos e envio de documentação comprobatória de renda.
Raul Vilasboa, é vice-diretor na Escola Estadual Professora Olga Benatti, parceira do Instituto Sol e comenta sobre o processo seletivo. “Estamos muito felizes em participar, pela seriedade e pelo carinho. Cada candidato é apoiado por um tutor e pela família, e agora pelo Instituto Sol. Estamos ansiosos para dar a esses meninos e meninas essa oportunidade, para irem além”
Além das etapas anteriores, os candidatos serão ainda avaliados, por meio de uma dinâmica de grupo e entrevista com as famílias. Os candidatos aprovados no processo de seleção terão acesso às aulas de português e matemática do cursinho preparatório que acontecerão nos meses de junho a outubro, como forma de se prepararem para os exames de ingresso das escolas parceiras do Sol, Santa Cruze Bandeirantes, bem como para outras oportunidades, como: Etecs, Colégio São Luiz, Porto Seguro, dentre outros.
.
Cuidar da mente é o primeiro passo pra ir em busca de qualquer sonho. E num tempo em que a ansiedade entre os jovens só cresce, precisamos falar de saúde mental com a seriedade que ela merece.
Ler artigo completo →1.950 estudantes da rede pública se inscreveram para participar do Programa Aurora. O número, quase 4x maior que o de 2024, indica que estamos no caminho certo!
Ler artigo completo →No artigo “Adolescência não tem roteiro simples — e tudo bem”, publicado na revista Pais&Filhos, nossa diretora executiva, Bruna Waitman, compartilha reflexões potentes sobre os desafios dessa fase da vida — e sobre o papel que cada um de nós pode (e deve) exercer na construção de uma rede de apoio real.
Ler artigo completo →