Inscrições para o Processo de Seleção do Instituto Sol terminam com número recorde de inscritos

Postado em:
27/4/22

O período de inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Sol teve início no dia 02 de fevereiro e depois de dois meses tivemos mais de 380 candidatos inscritos, todos do nono ano da rede pública.

O número de inscritos deste ano foi muito superior aos anos anteriores, reflexo do retorno das aulas presenciais e da ativação das visitas a mais de 35 escolas públicas para apresentação do Instituto, detalhes do processo de seleção e programa de apoio. Apresentar o Sol para os candidatos target, nas escolas de origem, é o meio mais eficaz de atrair candidatos, uma vez que 79% dos inscritos veio motivado por essas visitas.

Júlia Tristão é uma das candidatas e comentou sobre como está sendo a experiência: “Eu me sinto bem tranquila e bem comigo mesma. O Sol me fez enxergar que, mesmo não sendo aprovada, eu estou no lucro por apenas me desafiar a isso. Já estive muito mais aflita com o resultado, como na primeira etapa, mas com o passar do tempo e com a ajuda do Sol, os receios e perturbações foram deixando de existir. Estou disposta a ir até o fim do processo sempre mantendo a cabeça erguida e pensando positivo independente do resultado”.

O processo de seleção é bastante extenso, contendo provas online e presencial para avaliação da proficiência dos candidatos em Português, Matemática e Redação, envio de carta individual descrevendo os objetivos pessoais para daqui a 5 anos e envio de documentação comprobatória de renda.

Raul Vilasboa, é vice-diretor na Escola Estadual Professora Olga Benatti, parceira do Instituto Sol e comenta sobre o processo seletivo. “Estamos muito felizes em participar, pela seriedade e pelo carinho. Cada candidato é apoiado por um tutor e pela família, e agora pelo Instituto Sol. Estamos ansiosos para dar a esses meninos e meninas essa oportunidade, para irem além”

Além das etapas anteriores, os candidatos serão ainda avaliados, por meio de uma dinâmica de grupo e entrevista com as famílias. Os candidatos aprovados no processo de seleção terão acesso às aulas de português e matemática do cursinho preparatório que acontecerão nos meses de junho a outubro, como forma de se prepararem para os exames de ingresso das escolas parceiras do Sol, Santa Cruze Bandeirantes, bem como para outras oportunidades, como: Etecs, Colégio São Luiz, Porto Seguro, dentre outros.

Gráficos apresentando dados dos inscritos
Visita na Escola Estadual Professora Olga Benatti

Artigos relacionados

Etapa final da trilha de orientação profissional conta com apresentações emocionantes e convidados de peso

Nos dias 13 e 20 de outubro, equipe, conselheiros e convidados ilustres se reuniram na sede do Instituto Sol para um evento inédito: A apresentação da etapa final da trilha de orientação profissional. Eles sairiam sensibilizados pela trajetória de resiliência e determinação dos jovens apoiados pelo instituto.

Ler artigo completo →

Primeira Jovem Sol formada no Ensino Superior tem grandes sonhos realizados aos 23 anos

Conheça a história de Fabiana Belo, a primeira de sua família a concluir o ensino fundamental e a primeira Jovem Sol aprovada no Ensino Superior.

Ler artigo completo →

Educadores explicam as razões que determinam o destaque de certas escolas públicas no Processo Seletivo do Sol

Ao longo dos anos, algumas escolas se destacam em relação às demais no Processo Seletivo do Instituto Sol, seja pela quantidade de alunos inscritos ou por seus desempenhos. Sabendo disso, conversamos com educadores para investigar as razões que determinam esse sucesso.

Ler artigo completo →

Faça parte do SOL