Inscrições para o Processo de Seleção do Instituto Sol terminam com número recorde de inscritos

Postado em:
27/4/22

O período de inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Sol teve início no dia 02 de fevereiro e depois de dois meses tivemos mais de 380 candidatos inscritos, todos do nono ano da rede pública.

O número de inscritos deste ano foi muito superior aos anos anteriores, reflexo do retorno das aulas presenciais e da ativação das visitas a mais de 35 escolas públicas para apresentação do Instituto, detalhes do processo de seleção e programa de apoio. Apresentar o Sol para os candidatos target, nas escolas de origem, é o meio mais eficaz de atrair candidatos, uma vez que 79% dos inscritos veio motivado por essas visitas.

Júlia Tristão é uma das candidatas e comentou sobre como está sendo a experiência: “Eu me sinto bem tranquila e bem comigo mesma. O Sol me fez enxergar que, mesmo não sendo aprovada, eu estou no lucro por apenas me desafiar a isso. Já estive muito mais aflita com o resultado, como na primeira etapa, mas com o passar do tempo e com a ajuda do Sol, os receios e perturbações foram deixando de existir. Estou disposta a ir até o fim do processo sempre mantendo a cabeça erguida e pensando positivo independente do resultado”.

O processo de seleção é bastante extenso, contendo provas online e presencial para avaliação da proficiência dos candidatos em Português, Matemática e Redação, envio de carta individual descrevendo os objetivos pessoais para daqui a 5 anos e envio de documentação comprobatória de renda.

Raul Vilasboa, é vice-diretor na Escola Estadual Professora Olga Benatti, parceira do Instituto Sol e comenta sobre o processo seletivo. “Estamos muito felizes em participar, pela seriedade e pelo carinho. Cada candidato é apoiado por um tutor e pela família, e agora pelo Instituto Sol. Estamos ansiosos para dar a esses meninos e meninas essa oportunidade, para irem além”

Além das etapas anteriores, os candidatos serão ainda avaliados, por meio de uma dinâmica de grupo e entrevista com as famílias. Os candidatos aprovados no processo de seleção terão acesso às aulas de português e matemática do cursinho preparatório que acontecerão nos meses de junho a outubro, como forma de se prepararem para os exames de ingresso das escolas parceiras do Sol, Santa Cruze Bandeirantes, bem como para outras oportunidades, como: Etecs, Colégio São Luiz, Porto Seguro, dentre outros.

Gráficos apresentando dados dos inscritos
Visita na Escola Estadual Professora Olga Benatti

Artigos relacionados

Começa o cursinho preparatório de 2022, com número recorde de alunos

Com o fim do mês de maio, anuncia-se um novo ciclo dentro do Instituto Sol: O início do Cursinho Preparatório de 2022. Trata-se de um momento muito especial por aqui, pois abrimos portas para que jovens incríveis recebam uma oportunidade única de transformarem suas trajetórias.

Ler artigo completo →

Inscrições para o Processo de Seleção do Instituto Sol terminam com número recorde de inscritos

Ler artigo completo →

Jovens Sol recebem dicas de organização de estudos

Ler artigo completo →

Faça parte do SOL