Etapa final da trilha de orientação profissional conta com apresentações emocionantes e convidados de peso

Postado em:
31/10/22
Nos dias 13 e 20 de outubro, equipe, conselheiros e convidados ilustres se reuniram na sede do Instituto Sol para um evento inédito: A apresentação da etapa final da trilha de orientação profissional. Eles sairiam sensibilizados pela trajetória de resiliência e determinação dos jovens apoiados pelo instituto.
“Passando para agradecer a experiência de ontem e o trabalho incrível que estão fazendo. Foi maravilhoso! Que exemplos de vidas desses adolescentes, como são incríveis e que bons profissionais serão!” - Dr. Domingos José Vaz do Cabo, Médico de Família e Comunidade no Hospital Sírio-libanês.
Entre os convidados que integraram a banca, estiveram presentes figuras de relevância de diferentes áreas de atuação, entre doutores, pesquisador, advogado, empresários e produtor de cinema. Também compareceram os diretores do Colégio Bandeirantes.
Jovens Sol, conselheiros, equipe e convidados ao fim das apresentações do dia 13 de outubro

Jovens Sol, conselheiros, equipe e convidados ao fim das apresentações do dia 20 de outubro

A apresentação encerra a Trilha Educacional, realizada pelos alunos desde o primeiro ano do ensino médio. Após um longo processo de autoconhecimento e investigação profissional, eles estão prontos para prestar o vestibular de seus cursos de interesse já com uma rede de apoio e referência consolidada.
É o caso do Lucca Maso, jovem estudante do terceiro ano do colégio Santa Cruz apaixonado pelo cérebro. Aos 18 anos, ele já realiza pesquisas científicas, participa de conversas com algumas de suas inspirações e até leciona um curso sobre foco e atenção nos estudos. Após cursar o programa de verão de Yale durante o terceiro ano, Lucca anseia cursar neurociência na Tufts University, localizada em Massachussets, nos Estados Unidos.

Lucca Maso é um exemplo de resiliência e determinação

A Trilha Educacional promovida pelo Sol é dividida em duas etapas. A primeira, feita em parceria com a plataforma Learntofly, visa aprimorar o autoconhecimento dos jovens, o desenvolvimento pessoal e a descoberta de seus propósitos de vida.  A segunda etapa tem como foco a investigação profissional, levando em conta o curso de interesse, as instituições de ensino superior e o potencial de mercado. Para isso, o Instituto Sol conecta os jovens com profissionais de relevância da área escolhida e promove a visitação das faculdades e universidades.
Ao fim da segunda etapa, os estudantes apresentam o resultado do processo para a banca, em que compartilham suas trajetórias e ambições para os próximos anos. Daniela Gomes, estudante do terceiro ano do Colégio Bandeirantes, emocionou a todos com sua apresentação. Ao investir em seu grande sonho de fazer medicina, ela se tornou a primeira de sua família a cogitar cursar um ensino superior.

Daniela emocionou a todos com a sua apresentação

.

Artigos relacionados

Dia Mundial da Saúde: por que falar sobre a saúde mental dos estudantes?

Cuidar da mente é o primeiro passo pra ir em busca de qualquer sonho. E num tempo em que a ansiedade entre os jovens só cresce, precisamos falar de saúde mental com a seriedade que ela merece.

Ler artigo completo →

1.950 estudantes inscritos: Um recorde histórico para o Programa Aurora em busca de transformar cada vez mais vidas

1.950 estudantes da rede pública se inscreveram para participar do Programa Aurora. O número, quase 4x maior que o de 2024, indica que estamos no caminho certo!

Ler artigo completo →

Adolescência não tem roteiro simples – e tudo bem

No artigo “Adolescência não tem roteiro simples — e tudo bem”, publicado na revista Pais&Filhos, nossa diretora executiva, Bruna Waitman, compartilha reflexões potentes sobre os desafios dessa fase da vida — e sobre o papel que cada um de nós pode (e deve) exercer na construção de uma rede de apoio real.

Ler artigo completo →