Etapa final da trilha de orientação profissional conta com apresentações emocionantes e convidados de peso

Postado em:
31/10/22
Nos dias 13 e 20 de outubro, equipe, conselheiros e convidados ilustres se reuniram na sede do Instituto Sol para um evento inédito: A apresentação da etapa final da trilha de orientação profissional. Eles sairiam sensibilizados pela trajetória de resiliência e determinação dos jovens apoiados pelo instituto.
“Passando para agradecer a experiência de ontem e o trabalho incrível que estão fazendo. Foi maravilhoso! Que exemplos de vidas desses adolescentes, como são incríveis e que bons profissionais serão!” - Dr. Domingos José Vaz do Cabo, Médico de Família e Comunidade no Hospital Sírio-libanês.
Entre os convidados que integraram a banca, estiveram presentes figuras de relevância de diferentes áreas de atuação, entre doutores, pesquisador, advogado, empresários e produtor de cinema. Também compareceram os diretores do Colégio Bandeirantes.
Jovens Sol, conselheiros, equipe e convidados ao fim das apresentações do dia 13 de outubro

Jovens Sol, conselheiros, equipe e convidados ao fim das apresentações do dia 20 de outubro

A apresentação encerra a Trilha Educacional, realizada pelos alunos desde o primeiro ano do ensino médio. Após um longo processo de autoconhecimento e investigação profissional, eles estão prontos para prestar o vestibular de seus cursos de interesse já com uma rede de apoio e referência consolidada.
É o caso do Lucca Maso, jovem estudante do terceiro ano do colégio Santa Cruz apaixonado pelo cérebro. Aos 18 anos, ele já realiza pesquisas científicas, participa de conversas com algumas de suas inspirações e até leciona um curso sobre foco e atenção nos estudos. Após cursar o programa de verão de Yale durante o terceiro ano, Lucca anseia cursar neurociência na Tufts University, localizada em Massachussets, nos Estados Unidos.

Lucca Maso é um exemplo de resiliência e determinação

A Trilha Educacional promovida pelo Sol é dividida em duas etapas. A primeira, feita em parceria com a plataforma Learntofly, visa aprimorar o autoconhecimento dos jovens, o desenvolvimento pessoal e a descoberta de seus propósitos de vida.  A segunda etapa tem como foco a investigação profissional, levando em conta o curso de interesse, as instituições de ensino superior e o potencial de mercado. Para isso, o Instituto Sol conecta os jovens com profissionais de relevância da área escolhida e promove a visitação das faculdades e universidades.
Ao fim da segunda etapa, os estudantes apresentam o resultado do processo para a banca, em que compartilham suas trajetórias e ambições para os próximos anos. Daniela Gomes, estudante do terceiro ano do Colégio Bandeirantes, emocionou a todos com sua apresentação. Ao investir em seu grande sonho de fazer medicina, ela se tornou a primeira de sua família a cogitar cursar um ensino superior.

Daniela emocionou a todos com a sua apresentação

.

Artigos relacionados

Dia de Doar 2023

O Dia de Doar é uma contrapartida solidária à Black Friday e busca fortalecer a cultura da doação no nosso país. Neste Dia de Doar, doe para garantir educação para quem precisa.

Ler artigo completo →

Conheça os dois novos conselheiros do Instituto Sol

Batemos um papo com os novos membros no Conselho do Sol! Confira!

Ler artigo completo →

Como superar o problema da evasão de estudantes nas universidades

A evasão de estudantes no ensino superior é uma preocupação crescente no Brasil, e atinge principalmente os jovens de baixa renda. No Brasil, 55,5% dos alunos desistem do curso antes da conclusão.

Ler artigo completo →