Começa o cursinho preparatório de 2022, com número recorde de alunos

Postado em:
14/6/22

O Cursinho Preparatório de 2022 teve início no final do mês de maio, e trouxe grandes novidades! Neste ano, graças ao recorde de inscrições no Processo Seletivo, conseguimos ampliar o número de participantes, de 50 para 62. Fora isso, inauguramos a nossa sala de aula dentro da sede do Instituto.

Desde afundação do Sol, as aulas eram ministradas na sede da Faculdade Fecap. Entretanto, sempre tivemos o sonho de sediar o cursinho, de forma que pudéssemos ampliar a nossa proximidade com os alunos e acompanhar diariamente as suas evoluções.

Primeira aula do cursinho preparatório dentro da sede do Sol

Durante os 5 meses de preparo para os exames de ingresso nos colégios Santa Cruz e Bandeirantes, os candidatos recebem aulas de português, matemática e redação no contraturno escolar. Essa etapa é fundamental para que estes jovens, alunos do ensino público, possam competir de igual para igual com todos aqueles que realizarem o mesmo exame.

Sofia Benício, moradora do Taboão da Serra, que cursou o cursinho preparatório em 2021, aponta que no início, não achou que fosse real, por conta de todos os benefícios oferecidos gratuitamente. "Entretanto,conforme passavam as etapas, percebi que era sim. Depois da prova de ingressonos colégios, apesar de não ter sido aprovada, tive a certeza de que o que eutinha aprendido no cursinho me levaria a outros lugares. No fim, passei em trêsETEC´s e atualmente faço administração na ETC Guaracy Silveira".

Desde o início das atividades do Sol, em 2018, mais de 260 jovens já foram impactados pelo cursinho. 100% deles relataram melhora no desempenho escolar, e indicam-no como forma de desenvolvimento acadêmico, aumento de autoestima e autoconfiança. Todos aqueles que permaneceram na rede pública acreditam que ter participado do cursinho trouxe efeitos positivos para a jornada acadêmica e para a vida.

.

Artigos relacionados

Conheça os dois novos conselheiros do Instituto Sol

Batemos um papo com os novos membros no Conselho do Sol! Confira!

Ler artigo completo →

Como superar o problema da evasão de estudantes nas universidades

A evasão de estudantes no ensino superior é uma preocupação crescente no Brasil, e atinge principalmente os jovens de baixa renda. No Brasil, 55,5% dos alunos desistem do curso antes da conclusão.

Ler artigo completo →

Setembro Amarelo: A importância da saúde mental na juventude

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Nesse contexto, é fundamental falar sobre o cuidado com a saúde mental de estudantes. Desde a pandemia, essa questão tornou-se cada vez mais grave. Confira a matéria para saber mais.

Ler artigo completo →