Começa o cursinho preparatório de 2022, com número recorde de alunos

Postado em:
14/6/22

O Cursinho Preparatório de 2022 teve início no final do mês de maio, e trouxe grandes novidades! Neste ano, graças ao recorde de inscrições no Processo Seletivo, conseguimos ampliar o número de participantes, de 50 para 62. Fora isso, inauguramos a nossa sala de aula dentro da sede do Instituto.

Desde afundação do Sol, as aulas eram ministradas na sede da Faculdade Fecap. Entretanto, sempre tivemos o sonho de sediar o cursinho, de forma que pudéssemos ampliar a nossa proximidade com os alunos e acompanhar diariamente as suas evoluções.

Primeira aula do cursinho preparatório dentro da sede do Sol

Durante os 5 meses de preparo para os exames de ingresso nos colégios Santa Cruz e Bandeirantes, os candidatos recebem aulas de português, matemática e redação no contraturno escolar. Essa etapa é fundamental para que estes jovens, alunos do ensino público, possam competir de igual para igual com todos aqueles que realizarem o mesmo exame.

Sofia Benício, moradora do Taboão da Serra, que cursou o cursinho preparatório em 2021, aponta que no início, não achou que fosse real, por conta de todos os benefícios oferecidos gratuitamente. "Entretanto,conforme passavam as etapas, percebi que era sim. Depois da prova de ingressonos colégios, apesar de não ter sido aprovada, tive a certeza de que o que eutinha aprendido no cursinho me levaria a outros lugares. No fim, passei em trêsETEC´s e atualmente faço administração na ETC Guaracy Silveira".

Desde o início das atividades do Sol, em 2018, mais de 260 jovens já foram impactados pelo cursinho. 100% deles relataram melhora no desempenho escolar, e indicam-no como forma de desenvolvimento acadêmico, aumento de autoestima e autoconfiança. Todos aqueles que permaneceram na rede pública acreditam que ter participado do cursinho trouxe efeitos positivos para a jornada acadêmica e para a vida.

Artigos relacionados

Etapa final da trilha de orientação profissional conta com apresentações emocionantes e convidados de peso

Nos dias 13 e 20 de outubro, equipe, conselheiros e convidados ilustres se reuniram na sede do Instituto Sol para um evento inédito: A apresentação da etapa final da trilha de orientação profissional. Eles sairiam sensibilizados pela trajetória de resiliência e determinação dos jovens apoiados pelo instituto.

Ler artigo completo →

Primeira Jovem Sol formada no Ensino Superior tem grandes sonhos realizados aos 23 anos

Conheça a história de Fabiana Belo, a primeira de sua família a concluir o ensino fundamental e a primeira Jovem Sol aprovada no Ensino Superior.

Ler artigo completo →

Educadores explicam as razões que determinam o destaque de certas escolas públicas no Processo Seletivo do Sol

Ao longo dos anos, algumas escolas se destacam em relação às demais no Processo Seletivo do Instituto Sol, seja pela quantidade de alunos inscritos ou por seus desempenhos. Sabendo disso, conversamos com educadores para investigar as razões que determinam esse sucesso.

Ler artigo completo →

Faça parte do SOL