Precisamos falar sobre saúde mental

Postado em:
30/5/23

Sem saúde mental não existe aprendizado. Os atos de violência cometidos dentro de escolas públicas têm reforçado a necessidade de repensarmos a saúde mental dos estudantes dentro de suas casas e instituições de ensino. Jovens e adolescentes, sobretudo de baixa renda, são os mais vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos psicológicos, e precisam de apoio para lidar com essas situações.
Estudos publicados pela Revista Brasileira de Psiquiatria apontam que problemas vividos por famílias que estão sem renda, como a fome, o desamparo, a negligência e o desenvolvimento de doenças, são estressores que podem gerar graves prejuízos aos adolescentes.
Fonte: Instituto Ame Sua Mente

De acordo com Adriana Toledo Castro, psicóloga voluntária do Sol, “os pais devem estar atentos aos comportamentos dos filhos, mantendo o diálogo sempre presente, e para ouví-los é preciso reduzir críticas, principalmente porque os pais já foram jovens. Nesse sentido é importante estar aberto aos diferentes pontos de vista.”
Fora isso, o autoconhecimento "sempre pode ser um caminho, sendo a psicologia grande aliada quando se quer compreender melhor o próprio mundo interior, reconhecer potências, descobrir novas possibilidades de ser e estar no mundo.”

Como o Instituto Sol lida com essa questão?

O Instituto Sol conta com um projeto psicoterapêutico dedicado ao cuidado com a saúde mental dos jovens apoiados e ao desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais.

No ano de 2023, aumentamos de 7 para 16 o número de psicólogas parceiras que atendem individualmente os jovens que apresentam demanda por terapia, suporte extremamente importante para que possam enfrentar os desafios e situações que os afligem.

Também estamos contratando uma coordenadora da área, que será responsável por acompanhar esses atendimentos individualizados e realizar atividades voltadas para o autoconhecimento e o desenvolvimento da autoestima.

O projeto conta com direção da psicopedagoga do Sol, Sueli Garcia, que além de acompanhar o desenvolvimento psicossocial e acadêmico dos estudantes, oferece um espaço de acolhimento para a criação de vínculos e a formação de uma rede apoio entre o Instituto Sol e os jovens apoiados.

Para Yasmin Alcântara, Jovem Sol estudante de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, esse acompanhamento é muito valioso para seu desenvolvimento pessoal e a permitiu passar pela pandemia e pela época de vestibular com mais tranquilidade.
"Desde então, graças ao apoio  oferecido, falo com a minha psicóloga toda semana, o que me ajuda a compreender melhor meus sentimentos e agir com mais assertividade. O trabalho realizado desde 2020 gerou mudanças muito perceptíveis, que me ajudaram a me aceitar da maneira que sou. Isso só é possível por eu ter o apoio do Sol e da minha psicóloga Adriana. Serei eternamente grata".

.

Artigos relacionados

Conheça os dois novos conselheiros do Instituto Sol

Batemos um papo com os novos membros no Conselho do Sol! Confira!

Ler artigo completo →

Como superar o problema da evasão de estudantes nas universidades

A evasão de estudantes no ensino superior é uma preocupação crescente no Brasil, e atinge principalmente os jovens de baixa renda. No Brasil, 55,5% dos alunos desistem do curso antes da conclusão.

Ler artigo completo →

Setembro Amarelo: A importância da saúde mental na juventude

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Nesse contexto, é fundamental falar sobre o cuidado com a saúde mental de estudantes. Desde a pandemia, essa questão tornou-se cada vez mais grave. Confira a matéria para saber mais.

Ler artigo completo →