O impacto do Instituto Sol, sob a perspectiva de uma mãe

Postado em:
5/11/21

No final do mês de outubro, entrevistamos Graziela Gumuliauskis, mãe da Jovem Sol Ludmila, que compartilhou conosco o medo que sentia, antes do Instituto Sol, por achar que não poderia dar todo o suporte para a filha se desenvolver, mesmo sabendo de seu enorme potencial. 

Após a aprovação de Ludmila no exame de ingresso do Colégio Santa Cruz e a inclusão no Programa de apoio do Sol, as preocupações de Graziela foram embora, veja a entrevista. 

Como você via o futuro da sua filha?

Antes da Ludmila entrar no Sol, eu tinha muita preocupação como ia ser, ela estudava em escola pública e era muito difícil, apesar de ser muito esforçada… a gente sonhava. Ela sempre quis fazer medicina e muitas vezes eu falava ‘Meu Deus do céu, como é que a gente vai chegar a um dia poder ajudá-la a conquistar esse sonho?’. Era triste. 

Quando Ludmila foi aprovada no Instituto Sol, o que mudou ?

Quando a Ludmila entrou no Instituto Sol foi um dos dias mais felizes da minha vida, eu não sabia o que sentir: a gente chorou, riu… aquele dia foi incrível, de olhar uma para cara da outra e falar ‘Meu Deus do céu, aquela preocupação saiu das nossas vidas, agora a gente vai poder ajudar ela a realizar todos os sonhos’.

Eu nunca vou esquecer do dia em que fomos na primeira reunião do Sol para  tirarmos as dúvidas e eu, como uma mãe super preocupada, falei para o pessoal: ‘gente como ela vai para uma escola, como Santa Cruz, se ela nunca teve nem aula de geografia? ela não tem a mínima ideia’. Eu estava literalmente desesperada e alguém da equipe falou para mim: ‘fica tranquila, essa não é a preocupação, a gente vai dar um jeito’. Acho que no primeiro semestre ela fechou com B em geografia, sem nunca ter tido uma aula antes. 

Agora é uma tranquilidade, é uma parceria completa, acho que é essa a palavra.


.

Artigos relacionados

Dia de Doar 2023

O Dia de Doar é uma contrapartida solidária à Black Friday e busca fortalecer a cultura da doação no nosso país. Neste Dia de Doar, doe para garantir educação para quem precisa.

Ler artigo completo →

Conheça os dois novos conselheiros do Instituto Sol

Batemos um papo com os novos membros no Conselho do Sol! Confira!

Ler artigo completo →

Como superar o problema da evasão de estudantes nas universidades

A evasão de estudantes no ensino superior é uma preocupação crescente no Brasil, e atinge principalmente os jovens de baixa renda. No Brasil, 55,5% dos alunos desistem do curso antes da conclusão.

Ler artigo completo →