O impacto do Instituto Sol, sob a perspectiva de uma mãe

Postado em:
5/11/21

No final do mês de outubro, entrevistamos Graziela Gumuliauskis, mãe da Jovem Sol Ludmila, que compartilhou conosco o medo que sentia, antes do Instituto Sol, por achar que não poderia dar todo o suporte para a filha se desenvolver, mesmo sabendo de seu enorme potencial. 

Após a aprovação de Ludmila no exame de ingresso do Colégio Santa Cruz e a inclusão no Programa de apoio do Sol, as preocupações de Graziela foram embora, veja a entrevista. 

Como você via o futuro da sua filha?

Antes da Ludmila entrar no Sol, eu tinha muita preocupação como ia ser, ela estudava em escola pública e era muito difícil, apesar de ser muito esforçada… a gente sonhava. Ela sempre quis fazer medicina e muitas vezes eu falava ‘Meu Deus do céu, como é que a gente vai chegar a um dia poder ajudá-la a conquistar esse sonho?’. Era triste. 

Quando Ludmila foi aprovada no Instituto Sol, o que mudou ?

Quando a Ludmila entrou no Instituto Sol foi um dos dias mais felizes da minha vida, eu não sabia o que sentir: a gente chorou, riu… aquele dia foi incrível, de olhar uma para cara da outra e falar ‘Meu Deus do céu, aquela preocupação saiu das nossas vidas, agora a gente vai poder ajudar ela a realizar todos os sonhos’.

Eu nunca vou esquecer do dia em que fomos na primeira reunião do Sol para  tirarmos as dúvidas e eu, como uma mãe super preocupada, falei para o pessoal: ‘gente como ela vai para uma escola, como Santa Cruz, se ela nunca teve nem aula de geografia? ela não tem a mínima ideia’. Eu estava literalmente desesperada e alguém da equipe falou para mim: ‘fica tranquila, essa não é a preocupação, a gente vai dar um jeito’. Acho que no primeiro semestre ela fechou com B em geografia, sem nunca ter tido uma aula antes. 

Agora é uma tranquilidade, é uma parceria completa, acho que é essa a palavra.


Artigos relacionados

Jovens Sol participam de Projeto de Imersão Social realizado pelo Insper

Durante cinco dias, os estudantes, juntamente com alunos de outros colégios, buscaram desenvolver caminhos possíveis para a transformação da realidade na comunidade Jardim Colombo, a partir da perspectiva socioambiental. 

Ler artigo completo →

Cursinho Preparatório está de volta para etapa final

No dia 8 de agosto, os alunos do cursinho preparatório do Instituto Sol voltaram de férias para a segunda fase da preparação. Os professores dessa segunda fase serão ex-alunos do Colégio Santa Cruz, entre eles, a Jovem Sol Ana Clara.

Ler artigo completo →

Programa de mentoria investe no talento de estudantes da rede pública

Mediante um cenário de amplo desemprego, programas de mentoria que investem na qualificação de jovens talentos da periferia de São Paulo são cada vez mais importantes e transformadores. 

Ler artigo completo →

Faça parte do SOL