Como superar o problema da evasão de estudantes nas universidades

Postado em:
19/9/23

A evasão de estudantes no ensino superior é uma preocupação crescente no Brasil. Esses estudantes não apenas enfrentam consequências individuais, como também representam um desperdício de recursos e um desafio para o sistema educacional.

É o que aponta o Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp. Dentre as justificativas que explicam essa alta evasão, destaca-se a falta de recursos financeiros para custeio da universidade.

O problema é ainda mais grave quando olhamos para jovens de baixa renda que dependem de apoio financeiro para se manterem nas faculdades públicas ou privadas.  

Ainda que os programas de bolsa integral gerem um impacto positivo na inserção e permanência de alunos de baixa renda no ensino superior, eles não são suficientes para combater o problema da evasão. Isso porque, para além da bolsa, os jovens têm de lidar com os custos com alimentação, transporte, moradia, material didático, entre outros.  

Jovem Sol Sarah Raissa, estudante de Direito na PUC-SP

Para o combate à evasão, destaca-se a atuação do terceiro setor. Entre elas está o Instituto Sol, que há mais de cinco anos trabalha para incluir e manter jovens de baixa renda em colégios e universidades de excelência em São Paulo.

Ao todo, são nove anos de apoio, que vai desde primeiro ano no ensino médio até um ano pós formados no ensino superior.

“O Instituto Sol abre portas para que os jovens desenvolvam seu potencial e ampliem as oportunidades por meio de uma educação de qualidade”, afirma Camila Du Plessis, diretora executiva do instituto.

Além da bolsa de estudos, os jovens apoiados recebem todo o apoio financeiro necessário para o custeio das despesas com transporte, alimentação, material didático, etc.

Atualmente, o Sol conta com 19 jovens universitários, nos cursos de Medicina, Economia, Direito, Psicologia, Ciências Biológicas, Geologia, Medicina Veterinária, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Ciências da Computação e Engenharia da Computação em grandes universidades de São Paulo.  

Jovem Sol Larissa durante viagem de intercâmbio para os Estados Unidos
“O Sol me ajudou a criar oportunidades que antes eu nem sabia ser possível devido às minhas condições - ter estudado escola pública e ser de baixa renda.”, afirma Larissa Neves, que participou do programa do Instituto Sol e hoje cursa o 4º ano de Direito no Mackenzie.

Doando apenas 10 reais por mês você nos ajuda a custear a faculdade de Sarah e combater a evasão de jovens talentos do Ensino Superior. Acesse clicando aqui!

.

Artigos relacionados

Dia Mundial da Saúde: por que falar sobre a saúde mental dos estudantes?

Cuidar da mente é o primeiro passo pra ir em busca de qualquer sonho. E num tempo em que a ansiedade entre os jovens só cresce, precisamos falar de saúde mental com a seriedade que ela merece.

Ler artigo completo →

1.950 estudantes inscritos: Um recorde histórico para o Programa Aurora em busca de transformar cada vez mais vidas

1.950 estudantes da rede pública se inscreveram para participar do Programa Aurora. O número, quase 4x maior que o de 2024, indica que estamos no caminho certo!

Ler artigo completo →

Adolescência não tem roteiro simples – e tudo bem

No artigo “Adolescência não tem roteiro simples — e tudo bem”, publicado na revista Pais&Filhos, nossa diretora executiva, Bruna Waitman, compartilha reflexões potentes sobre os desafios dessa fase da vida — e sobre o papel que cada um de nós pode (e deve) exercer na construção de uma rede de apoio real.

Ler artigo completo →