A matéria acompanhou a trajetória de três alunas impactadas pelo programa: Helloisa, Melissa e Elizabeth.
No Brasil, a falta de qualificação profissional continua sendo um dos principais desafios para os jovens que ingressam no mercado de trabalho. Dados indicam que 8 em cada 10 jovens chegam ao primeiro emprego sem um preparo específico, o que pode comprometer suas oportunidades de crescimento profissional e estabilidade financeira.
Diante desse cenário, a formação técnica surge como um diferencial importante. Um estudo publicado pelo Insper revelou que jovens que cursam o ensino técnico em Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) podem alcançar uma remuneração até 32% maior ao longo de suas carreiras. Esse aumento salarial pode representar um impacto significativo, impulsionando a mobilidade social de muitas famílias.
Criado pelo Instituto Sol, o Programa Aurora tem como objetivo preparar estudantes do 9º ano da rede pública para os processos seletivos das ETECs. Com um cursinho gratuito, o programa apoia os estudantes com aulas de reforço e projeto de vida.
As aulas acontecem de forma híbrida ou presencial, na sede da Fecap Liberdade, em São Paulo. Para participar, os jovens devem estudar no 9° ano de escolas públicas da região metropolitana de São Paulo.
Desde sua criação, em 2018, o Programa Aurora já impactou mais de 500 estudantes. 70% deles conseguiram acessar melhores escolas no ensino médio, como escolas técnicas e escolas particulares com programa de bolsa.
.
Cuidar da mente é o primeiro passo pra ir em busca de qualquer sonho. E num tempo em que a ansiedade entre os jovens só cresce, precisamos falar de saúde mental com a seriedade que ela merece.
Ler artigo completo →1.950 estudantes da rede pública se inscreveram para participar do Programa Aurora. O número, quase 4x maior que o de 2024, indica que estamos no caminho certo!
Ler artigo completo →No artigo “Adolescência não tem roteiro simples — e tudo bem”, publicado na revista Pais&Filhos, nossa diretora executiva, Bruna Waitman, compartilha reflexões potentes sobre os desafios dessa fase da vida — e sobre o papel que cada um de nós pode (e deve) exercer na construção de uma rede de apoio real.
Ler artigo completo →